EUA criticam maior ataque aéreo russo desde o início da guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “ficou completamente louco” após Moscou lançar o maior ataque aéreo contra a Ucrânia em mais de três anos de guerra.
A declaração foi feita em postagem na plataforma Truth Social e reforçada em entrevista a jornalistas. Trump também criticou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirmando que ele “não está ajudando seu país” com o tom das suas declarações públicas.
“Putin está matando muita gente”, diz Trump
Durante a publicação, Trump foi enfático ao condenar a ofensiva russa, que matou ao menos 12 pessoas, incluindo crianças, e deixou dezenas de feridos:
“Ele está matando muita gente desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum.”
O líder americano afirmou que mantinha um bom relacionamento com Putin, mas que “algo aconteceu com ele”.
Críticas a Zelensky: “Tudo o que ele diz causa problemas”
Trump também voltou a atacar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após o ucraniano afirmar que o “silêncio dos EUA” encoraja Putin:
“Zelensky não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar do jeito que fala. Tudo o que sai da boca dele causa problemas. É melhor parar”, disparou Trump.
Bombardeios intensificam tensão e pressionam por cessar-fogo
Segundo autoridades ucranianas, o ataque aéreo do fim de semana foi o maior desde o início da guerra, com mísseis e drones atingindo cidades como Kiev. A Rússia também teria lançado sua maior ofensiva de drones uma semana antes, às vésperas de uma ligação entre Putin e Trump.
Números do ataque:
- 12 mortos, incluindo crianças
- Dezenas de feridos
- Cidades ucranianas bombardeadas com drones e mísseis
Trump considera novas sanções contra a Rússia
Mesmo com o tom crítico, Trump afirmou a repórteres que está “absolutamente” considerando novas sanções contra a Rússia. O presidente disse estar surpreso com o ataque aéreo, principalmente após a tentativa de mediar um cessar-fogo entre as duas nações.
“Estamos conversando, e ele [Putin] está disparando foguetes contra Kiev e outras cidades.”
Conversas entre Trump, Putin e Zelensky
Trump confirmou que conversou com Putin, Zelensky e líderes europeus em tentativas de firmar um cessar-fogo de 30 dias. A ideia é que as negociações partam das partes envolvidas diretamente no conflito.
“As condições serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem os detalhes da negociação.”
Conflito segue sem trégua
A Ucrânia pede apoio internacional mais firme, enquanto a Rússia continua os ataques. As declarações de Trump reacendem o debate sobre o papel dos EUA no cenário internacional e a fragilidade das negociações em andamento.